quarta-feira, 17 de junho de 2020

Adeus celulite! 11 Óleos essenciais para solucionar esse incômodo

celulite

O que é a celulite? Celulite é uma palavra que descreve um corpo com cavidades ou caroços que podem aparecer nas ancas, coxas, nádegas ou abdômen. Adolescentes e mulheres adultas são o grupo mais comum para enfrentar este problema de pele.

Muitas pessoas têm vergonha da sua celulite ou tentam sempre escondê-la, mas a presença da celulite é extremamente comum, especialmente entre as mulheres, e é frequentemente considerada um “fenômeno normal” e um problema mais estético do que médico. As causas conhecidas da celulite incluem:

  • dieta pobre em nutrientes
  • metabolismo lento
  • desidratação
  • falta de exercícios físicos
  • alterações hormonais
  • gordura corporal elevada
  • entre outros…

Os óleos essenciais podem te ajudar se livrar da celulite! Existem muitos óleos essenciais para tratamentos diversos da pele, hoje vamos conhecer os óleos que funcionam muito bem com a celulite indesejada.

aromaterapia e beleza

Lembre-se que os resultados podem não ser constantes, mas combinados com uma dieta saudável, exercício regular e hábitos saudáveis, os óleos essenciais podem fazer a sua pele ter um progresso mais rápido que o esperado!

Óleos essenciais para a celulite

Qual é o óleo essencial mais adequado para a celulite? Na verdade, há algumas excelentes opções a considerar. Pode utilizar estes óleos individualmente ou em combinação com outros.

De acordo com uma revista científica publicada na revista “Medicina Complementar e Alternativa Baseada em Evidências” em 2017, os seguintes óleos essenciais são utilizados na dermatologia devido aos seus efeitos positivos na celulite:

1. Óleo essencial de grapefruit (toranja)

O óleo de toranja, derivado da casca da toranja, rica em nutrientes, é utilizado há séculos para evitar o aumento de peso, o desejo de açúcar e a inflamação. E quando se trata do remédio natural para a celulite, com certeza encontrará o óleo essencial de toranja, que é a melhor escolha.

Um estudo com modelo animal publicado em 2010 mostra como o óleo de toranja pode reduzir a adipogénese (gordura ou formação de tecido adiposo). O óleo de toranja com o seu delicioso aroma cítrico é também um excelente animador natural.

celulite

2. Óleo essencial de cedro

O óleo essencial de cedro possui princípios ativos, incluindo thujopen e beta card, que são conhecidos pela sua ação adstringente, diurética e anti-inflamatória, melhorando a aparência da celulite no corpo.

3. Óleo essencial de citronela

O óleo essencial de citronela não só pode afugentar os insetos, aliviar o stress e relaxar os músculos, como, graças às suas propriedades de reforço da circulação sanguínea também pode melhorar o aspecto da celulite. Como todos os óleos essenciais para celulite, a citronela pode ser misturada com o óleo carreador para uso tópico.

4. Óleo essencial de junípero

O óleo essencial de junípero possui princípios ativos como o alfa-pineno e o zimbro, podendo ajudar a reduzir a visibilidade da celulite. O óleo de junípero tem também propriedades diuréticas benéficas, possuindo uma fragrância frequentemente chamada amadeirada e doce, mas refrescante.

5. Óleo essencial de gerânio

O óleo de gerânio tem uma fragrância floral refrescante e muitos benefícios positivos para a saúde. Ele é conhecido como o “o óleo amigo da mulher”, já que atua sobre várias questões da saúde feminina.

O óleo essencial de gerânio é um diurético natural, pois inibe a retenção de líquidos que exacerba a celulite. Tem também propriedades anti-inflamatórias e hormonais que podem ser muito úteis. Confira nosso artigo completo sobre esse óleo:

geranio

Óleo essencial de Gerânio

Óleo essencial de Gerânio Vamos conhecer mais sobre o óleo essencial de gerânio, um óleo com inúmeros benefícios para a pele, para as emoções (sendo muito valioso para quem sofre ...
Leia Mais

6. Óleo essencial de alecrim

O óleo essencial de alecrim é bastante conhecido pela sua capacidade de estimular o crescimento capilar. Ele também possui inúmeros benefícios no tratamento da celulite. Se você gosta do aroma amadeirado, o alecrim é uma boa escolha, além de existir muitas outras aplicações úteis do óleo de alecrim. Clique sobre o título da imagem para conferir nossos artigos completos sobre o assunto:

Um estudo publicado em 2017 mostra que o óleo essencial de alecrim não pode “queimar” gordura por si só, mas parece reduzir o acúmulo de gordura nas células e estimular a microcirculação.

7. Óleo essencial de lavanda

O óleo essencial de lavanda é muito popular devido ao seu aroma relaxante. Tem também uma longa lista de aplicações, incluindo a cura natural de queimaduras, stress, dores de cabeça, dores musculares e reforço do sistema imunológico. É também uma excelente escolha para estimular o crescimento de novas células e tratar problemas de pele, trazendo um efeito rejuvenescedor para o tecido com celulite.

lavanda

Óleo Essencial de Lavanda

Óleo essencial de lavanda O óleo essencial de lavanda é o mais conhecido e consumido em todo o mundo. É um óleo seguro para ser utilizado na sua casa, com ...
Leia Mais

8. Óleo essencial de tangerina

O óleo essencial de tangerina é utilizado tanto externa como internamente como um remédio natural para a celulite. Graças ao seu doce aroma cítrico, tem também um efeito estimulante e pode ser útil para o trabalho ou estudos.

9. Óleo essencial de cipreste

O óleo essencial de cipreste é bom para a celulite? O óleo de cipreste é promovido pela sua capacidade de estimular a circulação sanguínea através do aumento do fluxo sanguíneo, tornando-o uma excelente escolha para a celulite e varizes.

O óleo essencial de cipreste também é usado por ter propriedades estimulantes, anti-reumáticas, anti-sépticas, antimicrobianas e antiespasmódicas. Este óleo tem uma fragrância pura e energética, que é uma mistura de madeira e folhas perenes.

10. Óleo essencial de funcho

Se o desequilíbrio hormonal promove a formação de cavidades na pele, o óleo de funcho pode ajudar o equilíbrio hormonal natural. Sabe-se que é especialmente útil para manter o equilíbrio hormonal nas mulheres durante a menopausa.

11 Óleo essencial de limão

O óleo essencial de limão é geralmente utilizado para desintoxicar o corpo, estimular a drenagem linfática e limpar a pele. Não surpreende, é outra opção que pode fazer maravilhas para a pele com covinhas.

Na verdade, há muitas aplicações para o óleo essencial de limão relacionadas à pele. Além de ser utilizado como agente anticelulítico natural, é também utilizado no tratamento de bolhas, feridas, calos, cortes, irritações, picadas de insetos, feridas na boca, rosácea e pele oleosa.

Como utilizar óleos essenciais para a celulite

Aplicação tópica por meio de massagens

massagem

A principal forma de utilizar os óleos essenciais para combater a celulite é aplicá-los na pele por meio de massagens. O portal AmoAromaterpia recomenda misturas fáceis para o tratamento caseiro da celulite, através de produtos acessíveis, como por exemplo essa receita abaixo utilizando óleo essencial de grapefruit:

Ingredientes:
30 gotas de óleo essencial de grapefruit
1 xícara de óleo de côco

Misture o óleo de côco e o óleo essencial de toranja e armazene em um recipiente de vidro. Massageie sobre as áreas com celulite por 5 minutos diariamente. Não se esqueça de fazer a prova de toque antes, caso tenha algum tipo de sensibilidade.

O óleo de coco é uma excelente opção de óleo carreador para utilização com óleos essenciais. Por se tratar de um excelente hidratante natural, vai ajudar a tornar a sua pele mais resistente. Se procura outros óleos carreadores também pode utilizar óleo de semente de uva e óleo de amêndoas.

Aplicação oral

A aplicação oral dos óleos essenciais exige muitos cuidados, desde a qualidade do óleo essencial a ser utilizado (infelizmente existem produtos de qualidade questionável no mercado, por isso, sempre procure marcas conhecidas e bem recomendadas por profissionais), até o histórico de saúde do indivíduo, se existem alergias ou outras considerações médicas.

Por esse motivo, o portal AmoAromaterapia aconselha buscar a ajuda profissional caso queira fazer um tratamendo de uso interno com os óleos essenciais.

Possíveis efeitos secundários e cuidados

Consulte um profissional da saúde se tiver algum problema de saúde ou faz uso de medicamentos, e também se estiver grávida ou amamentando, antes de utilizar óleos essenciais.. Muitos medicamentos, tanto de prescrição médica como de venda livre, podem interagir com óleos essenciais.

Óleos cítricos como limão, tangerina e toranja, quando utilizados localmente, podem causar uma maior sensibilidade à luz, sendo importante evitar a incidência direta da luz solar sobre a pele durante pelo menos 12 horas após a utilização destes óleos.

Preste sempre atenção aos óleos essenciais que são 100% puros, terapêuticos e orgânicos certificados, tanto por razões de segurança como de eficácia.

E claro, nunca utilize óleos essenciais externos ou internos a que seja alérgico.

Importante: A informação contida nesta página é apenas para fins educativos. Solicite ajuda a um profissional capacitado sobre quais óleos essenciais utilizar e a dosagem adequada para seu tratamento. Embora sejam de origem natural, óleos essenciais são produtos extremamente concentrados, podendo gerar alergias e toxicidades.

Fonte: https://draxe.com/

O post Adeus celulite! 11 Óleos essenciais para solucionar esse incômodo apareceu primeiro em AmoAromaterapia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário